Qual a diferença entre dicção e articulação?


A dicção e a articulação estão ambas relacionadas à maneira como as palavras são pronunciadas, mas elas têm focos e funções ligeiramente diferentes no canto.

Ambas são importantes para um bom desempenho vocal, tanto ao falar quanto ao cantar.

Uma boa dicção, permite que as palavras sejam compreendidas – clareza na pronúncia das palavras como um todo, enquanto uma boa articulação, relacionada à forma como os sons da fala são produzidos fisicamente, garante que os sons sejam bem formados e articulados corretamente.

Dicção:

A dicção refere-se à clareza e à precisão com que as palavras são pronunciadas. Está relacionada à forma como os sons das palavras são produzidos de maneira correta e inteligível. A dicção é o modo como se articula e pronuncia as palavras de uma dada língua – o modo de dizer ou pronunciar determinada palavra. Uma boa dicção envolve:

Clareza vocal: Evitar murmúrios ou palavras “emboladas”, garantindo que a fala seja facilmente compreensível.

Pronúncia correta: Falar as palavras corretamente, sem omitir ou adicionar sons.

Enfatização adequada: Colocar a ênfase nas sílabas e palavras certas.

Articulação:

A articulação refere-se ao movimento e coordenação dos órgãos fonadores (como a língua, os lábios, os dentes e o palato) para formar os sons das palavras. É o processo mecânico de produzir os sons e é essencial para a clareza e a fluidez da fala ou do canto. É a correta movimentação muscular dos órgãos articuladores, a saber: lábios, língua, musculatura do rosto, dentes e mandíbula.


Uma boa articulação envolve:

Movimento preciso da boca: Os cantores ou oradores devem mover a língua, os lábios e a mandíbula de maneira eficiente para formar as consoantes e vogais corretamente.

Exercícios de flexibilidade oral: Trabalhar a coordenação da boca e da língua para garantir que os sons sejam produzidos de forma precisa e rápida: as vogais são sons puros produzidos pelas cordas vocais e amplificados nas cavidades de ressonância; as consoantes são produzidas diretamente pelos articuladores causando obstruções ao som.

No canto é muito importante que o público consiga entender as letras das músicas e entenda claramente a mensagem que queremos transmitir e de que forma queremos transmitir. Para que o som seja produzido com qualidade, de forma a enriquecer a interpretação e passar a mensagem, necessitamos de uma boa técnica. 

A Dicção e a articulação são um trabalho de técnica vocal que todo o cantor deve incluir no seu aquecimento.

Uma boa articulação ajuda a melhorar a dicção.


Artigo0906102025